Algoritmo e Lógica de Programação - Conceitos Básicos Parte 2
Posted by Blog do Curso Técnico em Informática in Algoritmo, Lógica, Programação on quinta-feira, 4 de março de 2010
Dando sequência ao último post, chegamos a parte de representações.
A representação do algoritmo pode ser feita de duas maneiras:
Em forma de descrição narrativa, ou seja, quando queremos descrever um algoritmo de forma que o receptor da informação entenda do assunto, mesmo não conhecendo de algoritmos, porém neste tipo de descrição temos uma imprecisão e uma falta de confiabilidade no entendimento do algoritmo, além de termos uma descrição muito grande para dizer pouca coisa.
Ex: Dobro do número.
*Digitar número.
*Gravar variável.
*Pegar o número e multiplicar por 2.
*Gravar o resultado em outro variável.
*Mostrar o resultado da aplicação.
Fluxograma: Desta forma usamos simbolos universais que nos ajudaram a descrever o que o algoritmo que dizer, esta forma é mais lógica e simples, porém pode causar certa dúvida a quem desconhece do assunto.
Algoritmo e Lógica de Programação - Conceitos Básicos Parte 1
Posted by Blog do Curso Técnico em Informática in Algoritmo, Lógica, Programação on segunda-feira, 1 de março de 2010
O computador é uma das maiores e mais úteis invenções da humanidades, quem diria que uma máquina de fazer contas (com alta probabilidade de erro), se tornaria no que é atualmente, uma ferramenta imprescindível para a sociedade, uma ferramenta que revolucionou a comunicação e a liberdade de expressão e expansão do conhecimento. Um ponto fundamental tanto em casa como no ambiente corporativo.
Pensar que esta é uma máquina, que sem nós é incapaz de tudo, e todo seu desenvolvimento foi devido a nós, através da programação, em um nível tão "baixo" que o próprio hardware pode entender. Então se desenvolveu o sistema operacional, um software capaz de "falar" com as peças, para que em conjuto todas funcionassem corretamente, dando assim utilidade a grande "calculadora", mas o computador superou as expectativas, deixou de servir apenas para fazer contas, novas funcionalidades foram se integrando, e depois de algum tempo surgiu a chamada interface gráfica, que era "interativa", fácil e deixava o velho terminal cada vez mais para trás.
Surgiram também os sistemas operacionais, Unix, Mac OS, Windows, GNU/Linux e derivados, então a programação passou a ser desenvolvida sobre a plataforma em si (sobre o sistema operacional), dando origem a uma série de programas, com diversas utilidades.
Bom voltando para o assunto do semestre, este semestre nossa turma esta começando com programação, algoritmos, lógica etc, até o final do semestre, segundo nosso excelentissímo professor Fauzi Shubeita estaremos programando em delphi, claro que agora é no papel mesmo...
Resolvi então postar aqui os primeiros mandamentos, em razão da importância do assunto (programação) já que esta deu vida ao nossos PCs (Macs Também).
*Algoritmo > Define-se por uma sequência lógica de passos que serão fielmente executados pelo computador para que se tenha o resultado esperado.
Exemplo
Primeiro >>> Levantar-se da cama
Segunda >>> Ir ao Banheiro
Terceira >>> Trocar de Roupa
Quarta >>> Sair de Casa
Quando dizemos que estes passos tem que ser uma sequência, queremos dizer que estes passos devem ser executados um após ao outro, porque ninguém vai ao banheiro pela manhã sem levantar da cama, e ninguém sai de casa sem se vestir.
O raciocínio lógico é fundamental, primário, é essencial.
Características:
# Partir de um ponto inicial e chegar a um ponto final;
#Não ser ambíguo;
# Poder receber dados externos e ser capaz de retornar resultados aos mesmos;
#Ter todas as etapas alcançaveis em algum ponto do programa.
Por hoje é só, t+